Seguidores

quinta-feira, 15 de agosto de 2024

CLÓVIS, O GUERREIRO

  

Clóvis, o guerreiro (E. Picault - 1890) - (50x76x41 cm)
https://www12.senado.leg.br/tv/programas/colecao-senado/2019/03/clovis-o-guerreiro-e-representado-no-senado-em-escultura-de-bronze

    Émile Louis Picault (1833-1915) foi um artista francês, famoso por esculpir guerreiros, heróis, personagens históricos e mitológicos. Foi muito prolífico. Dentre seus inúmeros trabalhos, no ano de 1890 esculpiu em bronze o primeiro líder bárbaro que uniu grupos, com chefes tribais diversos, em torno do governo de um único rei - com reinado transmitido a seus herdeiros. Esse líder, Clóvis, que viveu de 466 a 511, o primeiro rei dos francos, é considerado o fundador da França - e da sua primeira Dinastia (a Merovíngia).
    "Clóvis, o guerreiro", peça esculpida em bronze em 1890, encontrava-se no Palácio dos Arcos - e, posteriormente, no Palácio Monroe (sedes sucessivas do Senado brasileiro), na cidade do Rio de Janeiro. Com a transferência da capital para Brasília, a peça "Clóvis, o guerreiro" passou a pertencer ao Museu do Senado Federal - onde pode ser vista.
    Não se sabe como a peça chegou ao Senado, no Rio. Ninguém sabe. Eu também não sei. Só sei que, em visita recente ao Museu do Senado, indiretamente pude me afastar no tempo para poder parabenizar o escultor E. Picault pela sua obra, e tocar suas mãos supostamente calejadas, por conexão possibilitada pelo bronze de superfície perfeita esculpido em rei.

Presidentes do Senado, no Império - Museu do Senado
Foto: acervo pessoal (jul/24)

Mobiliário (detalhe) do Museu do Senado
Foto: acervo pessoal (jul/24)


Nenhum comentário:

Postar um comentário