Medalha do Mérito Legislativo
Foto: arq. pessoal (17/01/2020)
CLIQUE NA SETA PARA OUVIR DURANTE A LEITURA
Izaías e Seus Chorões - "Pedacinho de céu" (Waldir Azevedo)
Se procurarmos pelo “sr. Sahid”, na cidade de Guará, SP, poucos saberão dizer a quem estamos nos referindo. No entanto se perguntarmos quem é o Senhor Milim**, todos saberão nos dizer, de imediato, que o Senhor Milim é o proprietário de uma loja de calçados na esquina da Avenida Dr. Francisco de Paula Leão com a Rua Deputado João de Faria.
Sahid Elias Antônio (Milim)
Foto: arq. pessoal (2013)
Foto: arq. pessoal (2013)
Conhecido por todas as gerações de guaraenses desde que, menino, jogava futebol no pátio de manobras da antiga Estrada de Ferro Mogiana, o sr. Milim foi, ao longo do tempo, acumulando histórias e fatos que observou, vivenciou, e que servem de inspiração para análise dos tempos atuais, na construção de um futuro para a cidade.
Sentado em uma cadeira, atrás do balcão de sua loja, o sr. Milim recebe com alegria clientes e, especialmente, amigos que por lá passam para uma conversa de poucos minutos, que seja. Também foi ali, por entre caixas e mais caixas de calçados, que o direcionamento administrativo do município de Guará tomou vulto, sob o olhar e a mentoria intelectual do dono da loja: o senhor Milim.
Esse respeito, essa consideração e essa confiança, dedicados pelos amigos e administradores públicos da cidade de Guará, ao longo do tempo, nada mais é do que o reconhecimento pelo carinho e valor que o sr. Milim desenvolveu pela cidade – a cidade onde nasceu e sempre viveu.
Em Guará, o Sr. Milim tornou-se um daqueles marcos referenciais capazes de inspirar amor, zelo e desejo de participação política nos rumos tomados pelo Município.
Incansável lutador pelos destinos da cidade, o Sr. Milim participou, como tesoureiro, das diretorias de construção da Igreja matriz de Guará e da Associação Atlética Guaraense. Nos eventos de caridade, promovidos pelas entidades sociais de Guará, era ele o leiloeiro e o animador das rodadas de bingo e das noitadas de quermesse embaladas por quentão, doces, salgados – e rodas de amigos.
Apaixonado pela cidade, e inconformado com as arbitrariedades que estavam levando às ruínas as instituições democráticas brasileiras e – notadamente - ao desaparecimento de muitos brasileiros, foi o Sr. Milim quem liderou o movimento que ensejou a fundação do partido político que teve a árdua função de apontar atrocidades e levantar vozes para que as liberdades democráticas não fossem suprimidas.
Seu envolvimento político nos rumos da cidade, sem nunca ter ocupado cargo público algum, e pela afinidade que tinha com políticos das esferas estadual e federal, possibilitaram a concessão de muitas bolsas de estudo para filhos de Guará que nada poderiam conquistar senão pelos estudos que puderam fazer em virtude das referidas bolsas de estudo conseguidas pelo Sr. Milim.
Muitos dos chefes do executivo municipal de Guará, tais como César Antônio Moreira e Francisco Vicente Iozzi, foram recebidos e atendidos com muito boa vontade e, por que não dizer, também por gratidão, por muitos Chefes de Executivo e Legislativo Estaduais, em virtude dos laços de amizade, empenho político do Sr. Milim, e reconhecimento de seu valor perante a comunidade guaraense.
Foi em decorrência de entendimentos entre o sr. Milim e representantes do Legislativo e Executivo guaraense que nasceu a ideia de se fazer, da antiga Estrada de Ferro Mogiana, uma avenida que pudesse perpetuar o nome de um médico ilustre, e se tornar um símbolo emblemático da cidade. E a avenida ganhou o nome de Dr. Francisco de Paula Leão por sugestão do sr. Milim. Além disso, foi também por iniciativa e intervenção do sr. Milim que a cidade de Guará ganhou, por doação de um irmão seu – o Dr. Niel Antônio Mourani, então secretário de administração da prefeitura municipal de Limeira-SP – as palmeiras imperiais que ornamentam o canteiro central da avenida.
Sem ocupar cargo político algum, e por nenhum interesse pessoal, senão o do desenvolvimento de Guará, o Sr. Milim foi um dos guias intelectuais dos caminhos trilhados pelos representantes do Município, para que Guará se tornasse uma Comarca: foi pelo conhecimento histórico de Guará, e daqueles que pela cidade passaram, que ao fórum de Guará foi dado o nome de um guaraense, por opção: Desembargador Valentim Alves da Silva. E mais: foi pelo círculo de amizades do Sr. Milim, junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que Guará conseguiu obter a votação necessária para tornar-se Comarca.
Além disso, nomes, personagens e fatos edificantes ocorridos em Guará foram levados à televisão, nas telenovelas “O Casarão”, da TV Globo, e “Cidadão Brasileiro”, da TV Record, em virtude dos vínculos de amizade do Sr. Milim com o celebrado escritor Lauro Cesar Muniz.
O sr. Milim sempre foi comerciante. Foi ele quem cuidou de manter o estabelecimento comercial que havia sido aberto por seus pais, imigrantes sírio-libaneses, que se instalaram em Guará nos primeiros anos do século passado.
O sr. Milim acreditou muito na cidade de Guará. Lutou pelo seu desenvolvimento e amou sua gente. Jamais pensou em encontrar seu próprio caminho em outras terras. Nos anos sessenta, em uma noite de triste memória, sua loja foi totalmente destruída por um incêndio. O Sr. Milim não desistiu. Confiante em seu trabalho, das cinzas reergueu sua loja, recolocou-a em atividade, e mantém suas portas abertas até os dias de hoje.
O Sr. Milim é filho do casal de imigrantes sírio-libaneses, Elias Antônio e Labibe Bechara – ambos já falecidos. Nascido em Guará no dia 27 de janeiro de 1931, teve dois irmãos mais velhos, e três mais novos: os mais velhos: Náufal Antônio Mourani e Nehif Antônio, distintos guaraenses que hoje dão nome a duas escolas na cidade; os mais novos: Jofre Antônio Mourani, Niel Antônio Mourani, e Anna Elias Martins Silva – todos já falecidos.
O sr. Milim é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Franca. Sua esposa, Neila Therezinha Simões Antônio, com quem esteve casado por mais de cinquenta anos, faleceu em 2018. É pai de Viviane Simões Antônio, professora, e avô de Coriolano Elias Antônio Mourani Naves, acadêmico de Direito.
O Sr. Milim é o grande símbolo do comerciante guaraense que acredita no que faz. É, especialmente, uma grande referência cultural da cidade.
Exemplos de vida e de amor por Guará precisam ser gravados nos anais da história. A história do sr. Milim é um desses exemplos. Assim como um farol que sinaliza o rumo para as embarcações que se aproximam da costa, esperamos que a história do Sr. Milim sirva de inspiração para a formação das novas gerações de guaraenses.
_______________________________
*Pequena biografia apresentada na Câmara Municipal de Guará, SP, em 17/01/20, data em que foi entregue ao Sr. Milim, pelos seus relevantes serviços prestados ao Município, a "Medalha de Mérito Legislativo".
**Milim – seu padrinho de batismo foi um imigrante libanês, também comerciante e radicado em Guará, chamado Jamil. Era chamado pelos parentes e amigos de “Jamilinho” – em homenagem ao seu padrinho. De Jamilinho, o pequeno afilhado do Jamil, passou a ser tratado por Milinho – e, de Milinho, “Milim”.
Linda homenagem a esse guaraense ilustre, que recentemente soube o seu nome!!! Parabéns pelo lindo texto e música!!!
ResponderExcluirObrigado pelo comentário, Cleu. Grande abraço.
ExcluirFoi graças ao meu tio que consegui comprar meu consultório financiado pelo BADESP devido á amizades políticas desse tio que jamais poderei agradecer tudo que fez por mim e por meu pai ,gratidão eterna!!!!!!
ResponderExcluirÉ isso aí, meu primo. Obrigado pelo comentário. Seja sempre bem-vindo ao blog.
Excluir