Turcomenistão - localização
"Repórteres Sem Fronteiras" é uma ONG internacional que foi fundada na França, em 1985, com o objetivo de defender a liberdade de imprensa no mundo. Anualmente, essa ONG divulga uma lista relacionando os países onde a liberdade de imprensa é maior ou menor. Esse ranking é elaborado levando em consideração a legislação no país a respeito do assunto, bem como as constatações de ataques ocorridos contra jornalistas.
Para termos uma ideia a esse respeito, conforme posicionamento de 2020, dos 180 relacionados o Brasil é o 107º; os quatro países onde há maiores restrições à liberdade de imprensa são: China (177), Eritreia (178), Turcomenistão (179) e Coreia do Norte (180)*.
Especificamente com relação ao Turcomenistão, uma informação me chamou a atenção nos jornais de hoje** e dos últimos dias**: por determinação do seu presidente****, a palavra "coronavírus" foi abolida da mídia estatal e das conversas privadas. Assim, no Turcomenistão a palavra "coronavírus" está proibida; quem usar máscaras na rua ou quem mencionar a pandemia em público será preso.
Simples assim: o "coronavírus" não existirá se não falarmos dele."
Resultado: até 01 de abril de 2020, conforme a BBC News*****, não há nenhum caso de coronavírus declarado no Turcomenistão.
Que tal? Muito criativa essa solução, não é? Agora, não sei se resolve o problema. Pelo andar da carruagem, temo que essa ideia possa vir a contaminar o pensamento de alguns governantes dos países ocidentais, de tal forma a alguns deles resolverem proibir o uso e a propagação da palavra "coronavirus", por Decreto. Afinal, com uma eventual proibição, o povo e a mídia terão que dizer que "no país, o que há é apenas a constatação da existência de muita gente com uma gripezinha ou um resfriadozinho... e isso nem interessa para as estatísticas... mas, com 'coronavírus', não há ninguém: ele foi abolido por Decreto!".
_____________________________
*Repórteres Sem Fronteiras, em https://rsf.org/pt/classificacao%20
**Folha de São Paulo, 22/4/20, pág. A9
***Portal de notícias UOL, 31/03/2020 https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/deutschewelle/2020/03/31/turcomenistao-proibe-uso-da-palavra-coronavirus.htm
****O Turcomenistão, cuja independência foi proclamada em 1991, é uma República Presidencialista (e unipartidária). O atual presidente, Gurbanguly Berdimuhamedow, está em seu terceiro mandato eletivo.
*****Conforme BBC News em https://www.bbc.com/portuguese/internacional-52136748
Nenhum comentário:
Postar um comentário