Seguidores

quarta-feira, 13 de maio de 2020

A ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO


A escravidão vista pelo artista francês Jean-Baptiste Debret
Comboio de café seguindo para a cidade (Debret)

     O Brasil foi o país que mais "importou" escravos africanos. Foi o último país da América Latina a abolir a escravidão. O IBGE* contabilizou que, entre os séculos XVI e meados do século XIX, cerca de quatro milhões de homens, mulheres e crianças vieram para o Brasil na condição de escravos.

CLIQUE NA SETA PARA OUVIR
Jair Rodrigues - "Heróis da Liberdade" (Silas de Oliveira/Mano Décio da Viola/Manoel Ferreira)

     No mundo todo, o último país a abolir a escravidão foi a Mauritânia, no noroeste da África. Lá, a abolição, decretada em 1981, somente passou a ser considerada crime em 2007. 

     No continente americano, foi o Haiti, em 1794, ainda na condição de colônia francesa, o primeiro país a abolir a escravidão - o que desencadeou o processo de sua independência, ocorrida em 1804.

     E qual foi o primeiro país do mundo a abolir a escravidão? Veja só: foi Portugal, no ano de 1761. No entanto, esse decreto de abolição valeu apenas para Portugal Continental e suas colônias na Índia.

     Aqui no Brasil a escravidão foi mantida até o dia 13 de maio de 1888, dia em que a Princesa Isabel, filha do Imperador d. Pedro II, sancionou a Lei Áurea.

Lei Áurea Victor Meirelles
Victor Meirelles - "A abolição da escravatura" (1888)

___________________ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário