Seguidores

domingo, 3 de maio de 2020

A VELHA ESTAÇÃO


"O prédio da estação -Guará, SP"
Foto: presente recebido, há anos, do Dr. João Afonso (in memorian)

CLIQUE NA SETA PARA OUVIR
"Ponta de areia" - (Milton Nascimento/Fernando Brant)

     Os trens eram uma extensão de minha casa. A estação, um dos meus quintais. O armazém de cargas, repleto de algodão ensacado, era o ponto de descanso dos cansaços da vida. Do outro lado dos trilhos, ainda no pátio de manobras, jogávamos futebol. O movimento do trem fazia estremecer as estruturas de minha casa. No meu quarto, um rachado na parede testemunhava a sua passagem.

     Um dia, a última composição: o último apito, o último vagão, o último aceno. E a estrada de ferro transformou-se em uma avenida enfeitada de palmeiras, por onde transitam veículos ocupados, sem nenhum aceno partindo de suas janelas.

     A quem tudo isso pode interessar, senão a mim? É a minha reserva afetiva... Cada um carrega em si seus próprios trens, suas próprias estações, seus próprios quintais. Os meus, desmaterializados, eternizaram-se em doces lembranças que me visitam em noites de insônia... 

"Estrada de Ferro desativada"
Fonte: Ademir Segundo, no facebook

10 comentários:

  1. " A quem tudo isso pode interessar, senão a mim? É a minha reserva afetiva... " E.A. Que lindo!!! Parabéns por tamanha sensibilidade! Nota MIL! Amei seu texto, Elias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Irene, pelo seu comentário. Seja sempre bem vinda ao blog.

      Excluir
  2. Lindo demais,em cada palavra os pensamentos surgem como vento nos levando para este tempo bom. Foi muito feliz pelos seus versos, parabéns.

    ResponderExcluir
  3. O tempo passa, mas não esquecemos o que foi feito com amor neste tempo que tudo era maravilhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato. Guardamos tudo aquilo que fez parte da construção do nosso edifício interior. Obrigado pelos comentários.

      Excluir
  4. Muito lindo saudades do apito do trem das manobras e um leve pensamento me leva ao passado morava em Orlandia meus pais nós levávamos mim e irmãos todos os finais de semana para a estação ali ficávamos horas a ver os passageiros descer até a locomotiva seguir em frente com seu barulho e apito que saudades tempos bons 🚂

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi muito bom ler seu comentário. Bom saber que um pequeno texto e duas fotos nos proporcionam tantas viagens... no caso, de trem... Obrigado pela visita ao blog. Seja sempre bem-vindo/a.

      Excluir
  5. Texto maravilhoso ELIAS, me tocou o meu mais profundo eu! Belas recordações, aquela bela estacao de outrora, o apito do Trem, as manobras, há quantas belas lembranças. 😥💫👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O trem passou, foi embora... ficou na gente, pra nunca mais nos deixar...

      Excluir