Seguidores

quarta-feira, 13 de maio de 2020

VICTOR MEIRELLES E A ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA


Lei Áurea Victor Meirelles
A abolição da escravatura (1888) - Victor Meirelles

Victor Meirelles (década de 1860)


     Nascido em Nossa Senhora do Desterro, hoje Florianópolis, Victor Meirelles de Lima, conhecido como Victor Meirelles (1832-1903), foi um pintor e professor brasileiro, expoente no gênero "pintura histórica".

CLIQUE NA SETA PARA OUVIR ENQUANTO LÊ
J.S. Bach - Adagio, Oratorio BWV 249 (Philippe Herreweghe & Marcel Ponseele)


     Dentre suas obras mais conhecidas estão "A primeira missa missa no Brasil" (1860), "Batalha dos Guararapes" (1875-1879), "Cabeça de Velho" (1865), "Moema" (1866), "D. Pedro II (1864) e "A Abolição da Escravatura (1888).

     Em "A abolição da Escravatura", Victor Meirelles mostra o momento em que a Princesa Isabel, em 1888, entrega a Lei Áurea ao Barão de Cotegipe*. É interessante notarmos que, apesar da Lei tratar da abolição da escravatura no Brasil, Meirelles não cuidou de mostrar, na obra, a presença do negro na cerimônia. Isso indica, evidentemente, que a abolição não foi decorrente de um movimento promovido pelos que aqui viviam na condição de escravos, mas sim que a Abolição foi um processo político promovido pela família imperial.

     Também é interessante notarmos que, na obra, a Princesa Isabel faz a entrega da Lei ao o único senador do Império a votar contra a aprovação da Lei: o Barão de Cotegipe. Ao cumprimentar a Princesa, logo após a sua assinatura, ele (o Barão) assim se manifestou:

     - A senhora acaba de redimir uma raça e perder o trono!**

     No ano seguinte foi proclamada a República.
_____________________________  
*João Maurício Wanderley (1815-1889) - Barão de Cotegipe - porta-voz da bancada escravista do Senado.
**Fonte: "O fim da escravidão do Brasil tem relato histórico do Senado" - em - http://www.tvassembleia.org/noticia.php?idNoticia=14293

2 comentários:

  1. Parabéns pela sua seleção musical! Gosto das músicas e também de ler suas postagens. Nota MIL!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Irene, pela visita e pelo comentário. Seja sempre bem vinda. Um abraço.

      Excluir